Search
Close this search box.

quem é carla ribeiro?

Carla Ribeiro é uma das mulheres mais premiadas do mundo nas Artes Marciais (tetracampeã Mundial de Karate (WKO), Vice-Campeã Mundial de karate (WKF), Campeã Mundial de Kickboxing (WAKO), Recordista do Guinness Book 98.

Sua história de vida e sua formação como coach de Alta Performance e Mestre em Sociologia (UNB)permitiu que desenvolvesse uma metodologia que temajudado muitas pessoas a descobrirem seus propósitos de vida e a
alcançarem excelentes resultados.

História de Carla Ribeiro

Nascida e criada em Brasília, foi aqui na capital do país que Carla Ribeiro de Oliveira, posteriormente Carla Ribeiro Testa, iniciou sua vida e deixou importante legado. Ela é a quarta dos 5 filhos do enlace do carioca Luiz Paulo de Oliveira e da baiana Natalina Vitória do Lago Ribeiro, que na década de 60, resolveram constituir uma família, na recém inaugurada capital. 

Sua mãe fez o primeiro concurso público da Câmara Federal e começou a carreira de servidora pública em Brasília, junto com o pai também concursado da Câmara e depois do Ministério da Fazenda, onde resolveu seguir a carreira de economista e fundou, junto com outros economistas pioneiros como Ozires Silva, a Revista Projeção.

Incentivada pela mãe, foi nas ações sociais e no esporte que Carla se destacou, mas especialmente nas lutas, nas Artes Marciais.

Graças às suas inéditas conquistas como lutadora e sua formação acadêmica, Carla foi eleita presidente do CONSELHO DE ARTES MARCIAS E ESPORTES DE LUTA, o CONDUTA, que objetivou organizar o setor de lutas e artes marciais e criar um CÓDIGO DE ÉTICA comum a todas as modalidades. O feito teve a participação da OAB e de vários outros setores organizados da sociedade.

Logo depois, ela presidiu os Atletas de Cristo em Brasília, período em que mobilizou os atletas cristãos para darem suporte espiritual a atletas competidores. Assim, paralela a sua carreira esportista, Carla sempre arrumou oportunidades de trabalhar na área social. Falarei de um dos seus maiores projetos, mas antes quero destacar porque ela inspirou várias mulheres a começarem a carreira nas artes marciais.

Carla é tetracampeã mundial de caratê e, se não bastasse, foi a primeira brasileira a conquistar o título de campeã mundial de kickboxing. Ao longo de 20 anos, ela conquistou 16 medalhas de ouro em campeonatos mundiais de caratê pela World Karate Organization e pela World Karate Federation, além de 18 outras medalhas de ouro em pan americanos e sul americanos.

Mas, ela queria mais e foi em busca do título de campeã em kickboxing participando de lutas pela WAKO, a WORLD ASSOCIATION OF KICKBOXING ORGANIZATION, a maior e mais competitiva entidade do kickboxing no mundo, vinculada ao Comitê Olímpico Internacional.

Nesta modalidade, subiu ao pódio cinco vezes em mundiais para receber uma medalha de ouro e quatro de bronze. Suas conquistas mereceram a inclusão de seu nome no Livro dos Recordes, o Guinness Book, em sua edição de 1998, além de ser destaque também em publicações internacionais especializadas em artes marciais, como a alemã Wok e as norte-americanas Martial Arts e Black Belt.

Além das revistas Boa Forma, Corpo a Corpo, Época, Viva Mais, Caras, Top Fight, Muscle in Form, Isto É, Isto É Gente, Sras e Srs, Combat Sport, Exame, Brasil Sports, Kiai, Manchete, Veja, Cláudia. E nos principais jornais do país (Jornal do Brasil, Folha de São Paulo, O Estadão, Gazeta Mercantil, O Globo, Correio Braziliense, Jornal de Brasília..).

Seus feitos a fizeram ser escolhida pela ASSOCIAÇÃO BRASILIENSE DE CRONISTAS DESPORTISTAS como a PERSONALIDADE ESPORTIVA DO ANO (Troféu ABCD) por 3 anos consecutivos, 1991, 1992 e 1993. Prêmio que era dado anualmente pela Associação ao melhor atleta do DF.

Seus recordes no esporte a fizeram receber o título de uma das 60 maiores personalidades da história de Brasília (MEDALHA DO MÉRITO BRASÍLIA 60 ANOS), além do título de CIDADÃ BENEMÉRITA DE BRASÍLIA concedido pela Câmara Legislativa do DF, MEDALHA DO MÉRITO ALVORADA, MEDALHA DE OFICIAL DA ORDEM DO GDFCAVALEIRO DA ORDEM DO DF, dentre vários outros).

A brasiliense Carla Ribeiro já foi homenageada pela WORLD KARATE ORGANIZATION – WKO, que tem sede em Los Angeles/EUA, com um vídeo com imagens de suas performances em Campeonatos Mundiais.

Tendo o clássico Asa Branca, de Luiz Gonzaga ao fundo, a organização mundial fez uma bela homenagem àquela que obteve o maior número de títulos mundiais no caratê.

Coach de Alta Performance (especialização em desenvolvimento  mental), editora do BLOG ALTA PERFORMANCE e do CANAL ALTA PERFORMANCE, Carla tem experiência como gestora de entidade do terceiro setor, membra titular da COMISSÃO NACIONAL DO ESPORTE (ME) de 2004 a 2006, empresária, apresentadora de programas nacionais e regionais de televisão, professora, debatedora em Audiência Pública na Câmara dos Deputados, Conselheira do Conselho  de Apoio ao Esporte, coordenadora na transição de Governo do DF na área do esporte 2018/2019, colaboradora na transição do Governo Federal na área do esporte  2018/2019, colaboradora na elaboração de planos de governo na área de políticas para mulheres e pesquisadora do IBCT (Projeto Brasília 2060).

Mas, as lutas de Carla Ribeiro não se limitam aos tatames.

Formada em Direito, pós graduada em Direito Público, ela mobilizou o mundo da dança, da yoga, das Artes Marciais e das Lutas e defendeu os direitos e os interesses destas categorias profissionais contra as ações autoritárias e arbitrárias do recém criado Conselho de Educação Física.

Intensa em defesa contra a intransigência do Cref que queria  extorquir os profissionais de dança e de lutas, Carla os defendeu em audiência pública na Câmara dos Deputados e buscou apoio do Ministério Público, obtendo êxito na disputa jurídica.

Mestre em Sociologia pela Universidade de Brasília, Carla Ribeiro levou para as ruas de Brasília sua capacidade de vencer desafios, dedicando-se ao projeto social FORMANDO CAMPEÕES, que já atendeu mais de duas mil crianças e adolescentes carentes no Distrito Federal e foi semi-finalista do PRÊMIO UNICEF.

Com a missão de formar pessoas comprometidas com um mundo melhor, o Projeto FORMANDO CAMPEÕES gerou importante impacto social no Distrito Federal e foi desenvolvido no Recanto das Emas, Paranoá, Núcleo Rural Lago Oeste, Vila Basevi, Vila Dnoc’s, Nova Colina, Itapoã, Atendendo mais de 2000 jovens e suas famílias direta e indiretamente.

Destaca-se dentre os resultados sociais alcançados 68% de melhoria do rendimento escolar, 100% de aprovação escolar, formação de mais de 900 atletas, centenas de atendimentos psicológicos realizados aos familiares dos jovens beneficiados, mais de 300 visitas domiciliares, centenas de encaminhamentos sociais, mais de 500 jovens graduados no karate, enfrentamentos a casos de drogadição, síndromes de pânico, abusos, etc.

Com mais de 10 anos de experiência na área social, seu expressivo  histórico esportivo e sua especialização em PNL e em Desenvolvimento Pessoal, Carla tem atuado como Coach com o objetivo formar campeões na vida pessoal e profissional.

Neste sentido, ela foi a idealizadora e coordenadora do 1º CONGRESSO ONLINE NACIONAL DE AUTOCONHECIMENTO E ALTA PERFORMANCE – CONAPAPE, que reuniu em 2016, durante uma semana, vários especialistas do país dando dicas para uma vida de excelência. 

O evento teve quase 1 milhão de visualizações e foi muito prestigiado no mundo digital.

Ao mesmo tempo, ela passou a registrar semanalmente no seu BLOG ALTA PERFORMANCE e no seu CANAL ALTA PERFORMANCE, sua metodologia para levar as pessoas a obterem resultados superiores, além de  entrevistas com profissionais de alta performance em diversas áreas de conhecimento.

Para denunciar as estruturas fechadas de poder no circuito de lutas no Brasil, que dificultam o acesso dos jovens lutadores, Carla Ribeiro  escreveu o livro “Pobreza Política e Dominação, o caso do caratê brasileiro”, fruto de sua tese de Mestrado em Sociologia na UNB.  A autora destaca a submissão acrítica de atletas de alto nível a dirigentes autoritários que se perpetuam no poder. Para essa análise sociológica, a campeã utilizou o conceito do doutor e sociólogo Pedro Demo, Pobreza Política, que significa a incapacidade de perceber a condição de massa de manobra e a possibilidade de se confrontar com ela. 

Por último, além de sua luta em defesa dos interesses dos profissionais da dança, Carla Ribeiro ainda tem outro inusitado vínculo com o Teatro Dulcina. Foi lá que ela pisou no palco pela primeira vez em apresentações de danças com o grupo de Teatro Fernando Azevedo, com quem Carla praticou ballet por vários anos.

Posteriormente, fez curso de teatro com o diretor Plínio Mósca e participou de uma peça de teatro, de um curta-metragem, da abertura do filme COPACABANA, de Carla Camuratti, e da ainda não inaugurada série do Amazon Prime, RÉUS, onde faz o papel de uma Justiceira. 

No dia 28 de junho de 2023, o INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO DISTRITO FEDERAL convidou-a ocupar a cadeira nº 17 da Patrona Dulcina de Moraes, uma das mais prestigiosas diretora e atriz do teatro brasileiro.  Imortalizando com essa homenagem esta grande mulher.

© 2021 – CARLA RIBEIRO – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS INSTITUTO SOCIAL CARLA RIBEIRO